Afinal, como o Trade Marketing influencia as vendas de uma marca? - Grupo Facta | Soluções em PDV & Trade Marketing | São Paulo/SP

Afinal, como o Trade Marketing influencia as vendas de uma marca?

Em meio a tempos de crise, uma boa estratégia do departamento de marketing de algumas companhias tem sido optar por diferenciar seus produtos nos Pontos de Venda (PDV) para alavancar vendas mais rapidamente.

Contar com uma boa estratégia de Trade Marketing pode ser extremamente útil: mais que coordenar a campanha e apreciar resultados, ela torna o PDV ainda mais sedutor e faz com que o negócio alcance as metas mais rapidamente.

Ainda não se convenceu? Siga a leitura e descubra de vez como o Trade Marketing é capaz de contribuir para o aumento das vendas de uma marca e qual a sua influência na decisão de compra do cliente!

O Trade Marketing ainda tem influência na decisão de compra do cliente? Por quê?

Um cliente pode ver ofertas pela internet, televisão ou rádio e ser influenciado a se deslocar até o PDV, mas apenas ao chegar lá ele pode analisar pessoalmente produtos e preços e efetivamente se decidir por uma compra.

Por isso, podemos afirmar com toda certeza que o Trade Marketing influencia (e muito) a decisão do cliente e permanece altamente relevante para o momento de análise e aquisição de um produto.

É este ainda o momento ideal para que a empresa informe sobre o material de seus produtos e eduque a clientela com informativos nas gôndolas (por meio de QR codes ou infoshades, por exemplo): isso gera curiosidade e auxilia o cliente a escolher aquilo que julga mais vantajoso.

O Trade Marketing também é importante para cuidar do abastecimento do PDV — já que não adianta o shopper fazer todo o caminho de influência da marca e não encontrar o produto na gôndola quando decide comprá-lo — e desenvolver o relacionamento entre a marca e o cliente, fazendo com que ela seja lembrada mesmo quando ele chegar em casa.

Quais são os desafios do Trade Marketing hoje e como uma marca pode superá-los?

Uma gestão integrada, preocupada em criar soluções criativas no PDV, é capaz de aumentar vendas e melhorar a percepção de marca perante o cliente, o que é especialmente útil para superar as dificuldades encontradas em momentos de crise.

O Trade Marketing ainda encontra desafios de custo e prazo hoje em dia, já que as organizações sempre contam com um budget enxuto e pouco tempo para a execução de suas campanhas e ações.

Ao contratar um grupo que cuida de todas as etapas da cadeia promocional (criação, fabricação, logística e positivação), a empresa permite a otimização de seu cronograma como um todo, já que a contratada fica responsável por manter os prazos em dia, enquanto a contratante pode apenas focar em seu core business.

Dessa forma, fica claro que contratar um grupo completo (especialmente quando oferece solução End2End) pode otimizar tempo, reduzir custos e ajudar o cliente em seu planejamento e organização.

Como fazer com que o shopper confie na marca e decida por ela no PDV?

O segredo para fazer com que o shopper confie na marca está em encantá-lo: é preciso que toda a experiência de compra seja a melhor possível para que ele considere adquirir o serviço ou produto oferecido novamente no futuro e até mesmo indique a marca para conhecidos.

As gôndolas do PDV devem estar sempre organizadas. Colocar materiais informativos como infoshades por perto é uma boa atitude para se gerar credibilidade e permitir que o cliente estabeleça uma relação com a marca, já que assim pode diferenciar produtos similares e grandes ofertas.

Além disso, uma boa estratégia de Trade Marketing sempre pensa no Trade Up, que ocorre quando o cliente passa a comprar produtos mais caros, que oferecem diferenciais que considera importantes.

Para isso, a marca deve educar o cliente a fim de conscientizá-lo quanto aos valores cobrados, fazendo com que aceite gastar mais em outros produtos, já que oferecem benefícios que os mais baratos não possuem e valerá a pena.

Quais são os erros que muitas empresas cometem em uma estratégia de Trade Marketing?

O principal erro cometido pelas empresas ao criarem uma estratégia de Trade Marketing é não contar com o apoio de profissionais especializados.

Na maioria das vezes, os colaboradores sofrem com a sobrecarga de atividades e não conseguem elaborar uma solução eficaz ou acompanhar todas as fases da cadeia promocional, deixando de lado tanto seu trabalho principal quanto a estratégia.

Além disso, grande parte das empresas peca pelo excesso de informação ao ajustar sua estratégia e colocá-la no PDV, já que acabam colocando uma enxurrada de informações de uma só vez e acabam por confundir o cliente no momento da compra.

É essencial ter em mente que o PDV deve ser montado de forma a garantir a melhor experiência possível para o shopper, guiando sua jornada de forma correta. Toda informação deve ser veiculada no local certo e de forma correta — até mesmo os infoshades devem contar apenas com dados essenciais e de leitura fácil.

Por que confiar em uma empresa que está presente em todo o processo, como o Grupo Facta, é vantajoso no aumento de vendas?

Contratar diversos fornecedores para as etapas da cadeia promocional faz com que a empresa possua vários pontos de contato, o que pode gerar mais gastos (inclusive para além do budget), retrabalhos e perda de prazos.

Confiar em um grupo que esteja presenta presente desde a elaboração da estratégia até a execução de uma campanha garante que todas as etapas do processo fiquem perfeitamente alinhadas e em sintonia, ao passo que o cliente conta com um único ponto de contato para solicitar alterações, tirar dúvidas e acompanhar o progresso das ações.

Contar com um parceiro que ofereça a solução End2End, como é o caso do Grupo Facta, é extremamente vantajoso: se há atraso na criação, por exemplo, é possível ajustar o cronograma de forma a não perder o prazo final de execução de ações da campanha.

Agora que você já entendeu de vez como o Trade Marketing influencia as vendas de uma marca, que tal aprender a escolher a empresa de Trade Marketing perfeita para o seu negócio?

Posted on 18 de dezembro de 2017 in Aprendizado

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