Afinal de contas, o que é um shopper marketing? - Grupo Facta | Soluções em PDV & Trade Marketing | São Paulo/SP

Afinal de contas, o que é um shopper marketing?

A maioria das decisões de compra por um produto ou marca acabam sendo feitas apenas em um ponto de venda, motivo pelo qual contar com uma estratégia de marketing específica para esse momento é extremamente interessante. 

Para saber quais recursos devem ser utilizados, é essencial entender o perfil do shopper — pessoa que realiza a compra, sendo consumidora ou não — e como ele se comporta no PDV — o que deseja ver, suas motivações para optar pela marca, onde quer investir seu dinheiro, entre outros.

O shopper marketing, assim, é tido pelo mercado como o próximo grande passo para as estratégias de varejo: além de ter o potencial de desenvolver ações mais criativas, é capaz de atingir diretamente o comprador que entra no PDV. Ainda não o conhece nem sabe como aplicá-lo em seu modelo de negócio? Siga a leitura e descubra tudo sobre ele!

O shopper marketing

Shopper marketing pode ser entendido como o conjunto de ações tomadas pela marca a partir de um estudo profundo do perfil de seu shopper e sua dinâmica de compra, para que, assim, possa direcionar melhor seus esforços e engajá-lo mais profundamente, formando um conceito mais positivo sobre o negócio.

Na elaboração de uma estratégia apropriada, é necessário analisar o caso fático, já que cada marca possui seu público, suas peculiaridades e seus objetivos. A marca deve fazer um estudo minucioso do tipo de shopper que possui e de como alcançá-los — o que pode ser feito a partir de formulários, benefícios para clientes fidelizados, pesquisas de opinião etc.

É importante saber, entretanto, que independentemente do modelo que o negócio segue ou de suas a metas a serem cumpridas, a marca deve sempre prestar atenção ao material disponibilizado no PDV: é ele o responsável por atrair o shopper e fazer gerar compra, devendo ser altamente informativo e confiável.

Como usar a estratégia para alavancar vendas

Muitas companhias brasileiras ainda não conhecem o poder do marketing e a diferença que a tomada de ações bem orientadas pode gerar para o número de vendas de uma marca. Como o shopper marketing é ainda mais novo e está despontando no mercado, saem na frente os negócios que se propõem a aplicá-lo com afinco.

Os estímulos e as táticas a serem aplicados podem variar, de forma que contar com o auxílio de profissionais especializados pode fazer a diferença! É importante que, antes de buscá-los, a marca conheça bem seus processos e o funcionamento de seu PDV, já que apenas assim os melhores recursos podem ser aplicados.

O shopper marketing é essencial durante todo o caminho da compra: empresas especializadas podem levar a mensagem da marca diretamente ao shopper, guiando-o durante a jornada e facilitando o sellout (momento em que o produto sai da gôndola) ou um trade up (quando ele opta por levar um produto mais caro da mesma marca por entender que ele oferece um maior número de benefícios).

Para tanto, é preciso criar materiais e ações que falem a linguagem do shopper: além de atraí-lo ao PDV, é essencial a criação de um ambiente agradável e uma linguagem que seja de simples entendimento, a fim de que feche a compra e procure a marca novamente no futuro.

Grandes companhias que já utilizam o shopper marketing

Um case de bastante sucesso foi desenvolvido pelo Grupo Facta na empresa P&G — conhecida multinacional voltada para criação e distribuição dos mais variados bens de consumo —, especialmente para a disposição das lâminas de barbear Gilette nos pontos de venda da marca.

 Após detalhado estudo, a marca optou por implantar o trade marketing e, mais especificamente, aplicar estratégias de shopper marketing em todo o seu processo de criação, produção, logística e instalação dos produtos no PDV (lâminas, desodorantes, preservativos e itens semelhantes voltados para o público masculino).

Nesse caso, o Grupo Facta, considerando a situação da companhia, optou por elaborar material que fosse capaz de reestruturar o ponto natural de produtos para barbear e, ao mesmo tempo, conseguisse ser altamente informativo para o shopper sobre o que a Gilette tem como diferencial e como sua performance é superior em relação a da concorrência.

Para tanto, foi realizada uma auditoria completa no PDV e optou-se por valorizar a área do checkout, colocando novos expositores para os produtos a fim de reforçar a compra por impulso, lembrança e recompensa. 

Vale ressaltar que a positivação das estratégias a serem implantadas foram feitas pelo Grupo Facta, mas que uma solução mais completa sempre pede que, além da introdução do shopper marketing, opte-se por uma estratégia mais abrangente, a end to end.

Como o Grupo Facta desenvolve estratégias de shopper marketing

O Grupo Facta oferece a estratégia end to end por completo por meio de quatro empresas principais que acompanham cada uma de suas etapas, sendo capaz de desenvolver estratégias de shopper marketing a partir delas, quais sejam:

  • criação: We Like Shopper;

  • fabricação: Materialize;

  • logística promocional: Go Trade;

  • positivação e implementação: Facta.

É por meio dessas empresas que o Grupo Facta é capaz de desenvolver as ações de trade marketing no PDV como um todo, tendo como base o estudo feito sobre o shopper pelo departamento de marketing das próprias marcas.

É importante que o estudo seja capaz de mapear e estudar quem é o shopper da marca dentro de cada uma dessas etapas: apenas assim é possível tomar atitudes personalizadas para que o resultado no PDV seja condizente com o seu público e realmente consiga gerar vendas.

Quanto mais detalhados o briefing e o estudo realizados, mais acertado será o trabalho e mais rico será o projeto. A criação de um material para um PDV exige que tanto a marca quanto o Grupo Facta conheçam bem o shopper e seu caminho de compra, já que assim será possível que a marca consiga se comunicar com um tom que o agrade.

E então, entendeu de vez o que é o shopper marketing e como sua positivação pode ser essencial para alavancar vendas em um PDV? Curta nossa página no Facebook e no LinkedIn para não perder mais nenhuma dica de trade marketing e fazer o seu negócio crescer!

Posted on 19 de Fevereiro de 2018 in Aprendizado

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