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Confira 5 dicas para gerenciar suas campanhas promocionais

Estudo de campanha promocional

A gestão e o planejamento são os segredos das campanhas promocionais de sucesso. São eles que, quando bem executados, direcionam os passos para se atingir os objetivos propostos.

Por meio de uma boa gestão de campanha, é possível ter um maior controle das ações desenvolvidas, organizar os recursos que serão utilizados e prever o impacto da promoção sobre a marca.

Se você quiser se aprofundar no assunto, continue conosco! Neste post, você vai conferir 5 dicas infalíveis para atrair a atenção do seu público-alvo de forma eficaz!

1. Faça um planejamento bem detalhado

Toda campanha promocional começa com um bom planejamento. Essa etapa é uma das mais importantes e, por isso, merece atenção especial.

Um planejamento correto é muito amplo e deve levar em consideração diversas questões. No entanto, separamos alguns pontos que não podem faltar. Confira:

Comunicação interna e externa

Além de comunicar com o seu público-alvo, é necessário repassar tudo o que está acontecendo (resultados, índice de vendas etc.) para os seus superiores, certo?

Nesse sentido, é imprescindível criar três canais de comunicação:

  • interno: coordenação, gerência e diretoria;

  • interno: equipes operacionais, como a de vendas;

  • externo: público-alvo.

Tenha em mente que cada uma dessas pessoas precisa de informações específicas e em formatos diferentes. Para os diretores, por exemplo, o ideal é elaborar um relatório contendo os objetivos da campanha, os resultados esperados e os indicadores.

Já a equipe operacional precisa estar por dentro das estratégias e das ações práticas que serão adotadas. O público-alvo, por sua vez, necessita receber mensagens de marketing atraentes, que façam com que ele sinta vontade de comprar o seu produto.

Ao planejar a sua campanha, portanto, invista em uma boa comunicação entre todos os envolvidos. Nesse momento, lembre-se de ser o mais transparente possível.

Análise de mercado

Não há nada pior do que começar uma campanha e, no meio do caminho, perceber que este não era o melhor momento para realizá-la. Portanto, faça uma análise crítica do cenário atual, prevendo possíveis obstáculos que inviabilizem a promoção.

Plano de promoção

Definido o período certo para realizar a campanha, chegou o momento de estabelecer o que será ofertado. Nesse momento, leve em consideração o perfil do seu público-alvo, a concorrência, a região, a sazonalidade, os recursos disponíveis, entre outros fatores.

 

Meios de comunicação

Depois de determinar o que será ofertado, é necessário elencar quais os meios de comunicação serão utilizados na campanha. Nesse momento, analise algumas questões:

  • o meu público-alvo está presente em quais canais?

  • como eu posso fazer com que minha mensagem chegue ao maior número de possíveis clientes?

  • quais canais serão mais eficazes para o meu público, os meios digitais ou os físicos?

  • quanto do meu orçamento será destinado à distribuição das mensagens?

  • eu tenho pessoal suficiente para tirar dúvidas do meu cliente (principalmente no mundo online)?

Além de levar em consideração esses fatores, não se esqueça de investir em Merchandising no Ponto de Venda (PDV). É essencial criar meios de comunicação (banners, wobblers, stoppers, etc.) que divulguem a campanha dentro do estabelecimento comercial.

2. Invista em uma boa gestão de PDV

Não basta ter uma campanha linda nos meios digitais se o PDV for ineficiente. Por isso, é preciso administrar o dia a dia da equipe de campo, manter uma loja segura e confortável, analisar os indicadores e antecipar-se aos possíveis problemas.

Confira, abaixo, algumas dicas para uma boa gestão de PDV:

  • crie um ambiente funcional e confortável;

  • disponha os produtos de forma estratégica (o shopper deve encontrar rapidamente o que está sendo ofertado);

  • confira se em sua cidade existe alguma legislação para a exposição de materiais publicitários;

  • fique de olho na reposição do estoque, entre outras.

Além desses fatores, é importante destacar que uma campanha de sucesso deve levar em consideração a localização do PDV (ele fica em vias movimentadas ou não?), o comportamento e a decisão de compra dos shoppers, as formas de pagamento mais utilizadas etc. Lembre-se de analisar todos esses dados antes de criar a sua promoção.

3. Estabeleça um cronograma

Para certificar-se de que tudo está acontecendo conforme o planejado, estabeleça um cronograma para a equipe envolvida e separe um tempo para a realização de reuniões.

Mesmo que você invista em um ótimo planejamento, imprevistos sempre acontecem — estouros no orçamento, troca de fornecedores etc.. Então, esteja preparado para eles! Mantenha sempre a sua cabeça fria e realize as mudanças necessárias.

4. Tenha cuidado no momento de escolher os fornecedores

Para que uma campanha alcance os resultados esperados, é necessário contratar uma empresa de Trade Marketing.

Mas como escolher a agência certa?

Bom, existem diversas dicas para não errar nesse momento. A primeira delas é analisar os cases de sucesso da empresa. Veja se o layout criado estava alinhado com o briefing, analise os resultados da campanha e procure as avaliações de antigos clientes.

Feito isso, é importante escolher a empresa que tem o melhor custo-benefício. Sempre que possível, prefira aquelas que trabalhem no formato End2End. Isso quer dizer que um único fornecedor cuidará de todas as etapas da cadeia promocional, incluindo:

  • planejamento;

  • criação;

  • produção;

  • distribuição;

  • ações no PDV.

Além de reduzir custos, esse formato facilita a vida do contratante, já que ele precisará negociar com apenas um fornecedor — que é especializado em todas as etapas.

5. Analise os resultados de suas campanhas promocionais

Por fim, é muito importante analisar os resultados de cada ação a fim de descobrir se ela está sendo eficaz. Nesse momento, não leve em consideração apenas o volume de vendas, mas sim como a estratégia contribuiu para a consolidação da marca no mercado.

Como pudemos ver, gerenciar uma campanha promocional dá trabalho. No entanto, com um planejamento eficaz e um bom fornecedor é possível alcançar os resultados esperados.

Agora que você já sabe tudo sobre campanhas promocionais, assine a nossa newsletter e receba outras dicas sobre marketing!

Posted on 21 de setembro de 2017 in Aprendizado

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