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Confira 7 dicas para contratar bons promotores de vendas

Contratar promotores de vendas é uma ação que influencia diretamente nos resultados do seu negócio. Afinal, a equipe tem contato diário com o shopper — o que significa a enorme responsabilidade de representar a sua marca.

Por isso, antes de escolher o seu time, é bom planejar como fazer isso da melhor forma possível. Sabia que quanto mais houver dedicação na parte da seleção e recrutamento, menos problemas você vai ter na rotina de trabalho?

Pois é, isso acontece por que é mais fácil liderar um grupo comprometido, com uma base sólida de conhecimentos e disposta a absorver novas informações.   

Pensando nisso, hoje nós vamos apresentar 7 dicas para você não errar na hora de montar a sua equipe de vendas. Continue a leitura. 

1. Em primeiro lugar, defina o objetivo de contratar

Quer ajuda para divulgar o produto? Precisa de alguém para analisar e revisar a sua estratégia atual de vendas? Deseja testar outros canais, como chat on-line? Ou, quem sabe, quer uma pessoa que visite potenciais clientes e distribuidores?

Antes de tudo, estabeleça a função que o futuro vendedor vai desempenhar. Muitas vezes, a empresa precisa de um reforço para atender a uma demanda temporária. Seja como for, o importante é que o seu objetivo seja claro.

Ao saber exatamente o que é necessário, você vai conseguir encontrar a pessoa ideal para cumprir a missão sem desperdiçar seu tempo. 

2. Anuncie a vaga de forma correta

O anúncio deve conter um título atrativo e a descrição com informações detalhadas sobre a vaga. Essa redação é capaz de despertar o interesse do candidato. Portanto, seja objetivo, realista e criativo. Falsas interpretações podem atrair pessoas inadequadas.

Preencha também os requisitos necessários para a contratação, como experiência de X anos em vendas, conhecimentos em marketing digital, ótima capacidade de comunicação via telefone, chat e e-mail ou outros quesitos relevantes para a sua empresa. 

Lembre-se de que é proibido por lei divulgar vagas de natureza discriminatória. Por isso, não mencione idade, sexo, religião, orientação sexual ou similares.

3. Verifique o perfil do candidato

Um promotor que não se encaixa na cultura organizacional pode gerar prejuízos, como aumento da rotatividade, por exemplo. Então, observe o perfil da pessoa que deseja trabalhar para você e recolha toda a informação que puder.  

Alguns gestores consultam a página pessoal do candidato nas redes sociais para ter uma ideia de como ele se porta. É um recurso a mais para garantir que o retorno do seu investimento tenha uma probabilidade maior de sucesso, mas não é o único.

4. Faça uma análise do currículo

O que é um bom currículo? Muitas vezes, alguém que fez um curso de inglês e está matriculado na faculdade não tem os conhecimentos e as habilidades necessárias para exercer a função que está disponível na vaga.

O que vai fazer a diferença é o seu objetivo. Por isso, alinhe a sua proposta de valor com o que você pretende para encontrar o perfil de candidato ideal. Tome cuidado ao avaliar os conhecimentos específicos e a parte comportamental que o cargo exige.

Lembre-se de que o mundo está em constante evolução. A escolha de um profissional eficiente requer um olhar que vai além do convencional. Então, preste muita atenção nas próximas dicas para não cometer erros. 

5. Realize entrevistas antes de contratar promotores de vendas

A entrevista é mais uma triagem para selecionar os melhores candidatos. Então, se você quer montar uma equipe de vendas de alta performance, chega daquelas perguntas tradicionais. Elabore questionamentos específicos que se relacionem com o cargo em questão.

A disciplina é uma das características que você deve ficar atento durante a entrevista. Quem é disciplinado tem mais chance de cumprir metas, saber adaptar estratégias e vencer desafios. Tente descobrir ainda o nível de proatividade que a pessoa possui. Pergunte: “O que você já fez para colaborar com uma empresa sem que o seu chefe tenha solicitado?”

6. Avalie a capacidade de trabalho em equipe

Geralmente, o candidato se sai muito bem sozinho, mas como ele interage com outros integrantes da equipe? É comunicativo ou age com arrogância? A capacidade de conviver dentro de uma equipe é uma competência importante que evita as famosas “puxadas de tapete”. Isso também permite que o clima seja mais amigável e colaborativo. 

Além do mais, ter vendedores capazes de trabalhar juntos ajuda você a ficar despreocupado, menos sobrecarregado, uma vez que as demandas são divididas.

Para observar esse perfil durante o processo seletivo, faça perguntas do tipo: “Qual o último conflito que você presenciou em equipe e qual o seu papel no caso?”, “O que você acha de competições entre promotores do mesmo time?” ou outras. 

7. Crie diversas simulações de vendas

Os processos seletivos em que o candidato passa direto da triagem para a entrevista final são muito comuns. Apesar de serem ações importantes, elas não são suficientes para avaliar as verdadeiras habilidades de uma pessoa.

Para que a sua escolha seja mais refinada, desenvolva dinâmicas para selecionar os melhores profissionais. Esse treinamento deve ser bem elaborado, exaustivo e complexo.

Uma ótima ação é reunir uma série de objetos, como óculos, celular, mala ou outros e pedir que cada participante fique com um. A finalidade é fazer com que eles simulem uma venda, com técnicas de argumentação e negociação.

Assim, você pode descobrir quem se sente intimidado quando é pressionado ou quem sempre encontra a melhor saída para solucionar um problema. Faça perguntas, questione as respostas e estimule o candidato a mostrar todo o potencial. Esse recurso ajuda a avaliar elementos importantes, como capacidade de comunicação, criatividade, estratégia, foco, simpatia, atenção etc.

Outra maneira é pedir que eles se apresentem como se fossem o próprio produto, falando de seus diferenciais, características e funcionalidades. A ideia é fazer com que os ouvintes sejam convencidos a comprá-lo, além, é claro, de você reconhecer o melhor desempenho.

Como você viu, contratar promotores de vendas não é um bicho de sete cabeças. No entanto, é preciso que a escolha seja feita dentro de um critério coerente com os objetivos do negócio. Além disso, é fundamental explorar muito bem as qualidades dos candidatos, realizar entrevistas e fazer dinâmicas para descobrir os melhores talentos. 

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Posted on 22 de fevereiro de 2018 in Aprendizado

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