É possível unificar as etapas de trade marketing? - Grupo Facta | Soluções em PDV & Trade Marketing | São Paulo/SP

É possível unificar as etapas de trade marketing?

Se você acha que as etapas de trade marketing são muito complexas, está coberto de razão. Afinal, é preciso lançar o produto no mercado, controlar as ações de merchandising, cuidar da parte logística e muito mais. A boa notícia é que todos os processos podem ser trabalhados de forma unificada.

Hoje, novas ferramentas e diversas tecnologias foram desenvolvidas para otimizar a produtividade das empresas. Isso facilitou muito a vida de quem pretende terceirizar as campanhas do trade, pois é possível ter acesso a todos os processos em um único ponto de contato. Para entender melhor, continue a leitura!

Quais são as etapas de trade marketing e por que é vantajoso unificá-las?

O trade marketing possui 4 etapas:

1. Criação

É uma parte do planejamento que inclui a construção de uma identidade visual atrativa, bem como a ambientação, elaboração de manual, desenvolvimento de treinamentos e tudo o que envolve o desenho técnico dos detalhes da fabricação de materiais.

2. Fabricação

Nessa fase, são fabricados todos os tipos de displays com diversas opções de matérias-primas, como MDF, acrílico, PS, metal e corian, uma nova tecnologia que tem sido bastante explorada.

Aqui, entra em cena a parte de marcenaria, fabricação de balcão, serigrafia e impressão digital. A engenharia é feita com prudência e exatidão para que todo projeto seja materializado a fim de suportar o peso dos produtos a serem expostos.

Antes de sair para a logística, é realizada uma auditoria de qualidade para garantir que o produto final esteja de acordo com os protótipos.

3. Logística

O escopo da logística vai além de encaminhar determinado produto de um ponto a outro. Trabalhar logisticamente requer gerenciamento estratégico desde a aquisição do insumo e segue por uma trajetória totalmente monitorada.

Esse processo só é concluído quando a mercadoria chega às mãos do shopper. A gestão das informações importantes ao processo de planejamento, execução, controle do fluxo e armazenagem de produtos faz parte dessa etapa.

Sendo assim, uma equipe cuida do gerenciamento de categoria — uma metodologia que visa organizar a gôndola de um segmento por setores. Isso ajuda a facilitar a visualização do produto, oferecer mais comodidade para o shopper e gerar mais vendas.

Também é feito um planejamento de separação e embalagens customizadas — conforme a demanda gerada pela sua empresa —, montagem de kit promocional, distribuição multimodal e armazenagem.  

A gestão de estoque acontece por meio do sistema WMS, gestão que controla todas as etapas dos processos de guarda de suas mercadorias, desde o recebimento dos materiais até a guarda nas estruturas porta pallets.

Por meio do software TMS, é possível acompanhar todo o processo de distribuição e gerenciar toda a operação de transportes de forma integrada.

4. Positivação

A positivação existe para confirmar que tudo ocorreu conforme o planejado e que os objetivos foram atingidos. Parece simples, mas esse processo é extremamente dinâmico e exige muita habilidade.

Afinal, os diversos canais de distribuição precisam de um verdadeiro exército de pessoas para carregar, transportar, manusear, apresentar e abastecer produtos no local certo, na hora apropriada, sem danificá-los.

O planejamento das ações envolve diversos passos. Um deles é entender as necessidades do seu negócio. Nessa etapa, é feita a contratação de uma equipe de campo, que é devidamente treinada para que todos estejam alinhados com os objetivos e valores da sua marca.

Como você viu, cada passo exige conhecimentos e habilidades distintos. Nesse sentido, é recomendável fazer parceria com uma empresa especializada que trabalhe com todos esses processos unificados dentro da mesma plataforma de gestão.

O que você pode perder ao não fazer isso?

Contratar fornecedores diferentes pode ser muito prejudicial para o desenvolvimento das campanhas. Isso porque fica muito mais difícil negociar separadamente com cada um. Nesse caso, você corre o risco de ter despesas desnecessárias, o trabalho se torna exaustivo e não sobra tempo para outras demandas.  

Além disso, se houver atraso em alguma etapa, as outras também ficam comprometidas, já que uma empresa depende da entrega da outra. Ou seja, é como aquele efeito dominó no qual basta cair o primeiro para os demais desabarem.

Outro desperdício é perder em aproveitamento do tempo de budget, pois é preciso dividi-lo — fato que dificulta a negociação e o ajuste de valores de forma integrada como é feita no sistema End to End, como você vai conferir a seguir!

Como unificar todos os processos?

As etapas de criação, produção, logística e positivação podem ser reunidas dentro de uma solução End to End. Isso significa que todos esses processos são gerenciados com um único ponto de contato.

O sistema adequa ações e campanhas ao seu budget e permite ajustes em prazos, caso haja imprevistos. Isso é necessário para que as ações ganhem mais agilidade e eficiência. Dessa forma, você pode focar em outras atividades em vez de contatar o responsável por cada fase.

Qual o diferencial do Grupo Facta nesse sentido?

O Grupo Facta oferece o sistema End to End por meio de quatro empresas que compõem a equipe:

  1. We Like Shopper (criação);
  2. Materialize (fabricação);
  3. Go Trade (logística promocional);
  4. Facta (positivação/ implementação).

Cada uma é responsável pela etapa que é especialista e todas funcionam de maneira integrada ao cronograma de ações. Sendo assim, você não precisa negociar com empresas diferentes, pois o grupo mantém todas as informações centralizadas.

Ele entrega a proposta e cumpre o que for necessário para as ações de trade marketing do início ao fim — sem intermediários. Ao contrário do que se possa imaginar, esse tipo de serviço ajuda a reduzir custos.

Isso acontece porque o poder de negociação é maior. Além disso, fabricante e logística convivem no mesmo espaço, fato que facilita ainda mais o processo. Mesmo sendo uma solução que passa pelas quatro etapas do trade, você pode optar por contratar apenas uma, duas, três ou dispensar alguma em especial.

Tudo vai depender dos seus objetivos. Para realizar melhorias no PDV, os profissionais do Grupo Facta estão focados em projetos que resultem nos melhores índices de sua performance. 

Agora que você conhece as etapas de trade marketing, o que está esperando para turbinar as suas vendas com uma estratégia totalmente pensada, elaborada e executada por profissionais qualificados? Entre em contato conosco agora mesmo!

Posted on 18 de dezembro de 2017 in Aprendizado

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