Field marketing como estratégia para seu ponto de venda - Grupo Facta | Soluções em PDV & Trade Marketing | São Paulo/SP

Field marketing como estratégia para seu ponto de venda

Como você planeja as suas ações para fidelizar o público-alvo? Hoje, é cada vez mais urgente otimizar a maneira como o marketing de varejo é feito. Para gerenciar com excelência e agregar resultados mensuráveis, é fundamental saber aplicar um recurso conhecido como field marketing.

Essa é uma ferramenta importante no processo, uma vez que permite entender o comportamento de compra do shopper, dá mais visibilidade para os produtos, melhora o fluxo do estoque e o relacionamento com o cliente — tudo ao mesmo tempo!

Continue a leitura deste artigo e saiba o que é field marketing, como ele acontece na prática, qual é o impacto disso na decisão de compra do cliente e muito mais!

Afinal, o que é field marketing?

Na tradução literal, field marketing significa marketing de campo. No entanto, o conceito é bem mais amplo, pois consiste em gerenciar, articular e operar as ações de venda, comunicação e marketing no varejo em diversos canais. O maior benefício é unir gestão, execução e mensuração de resultados.

As principais características desse recurso são:

  • identificar argumentos e diferenciais que causam o desejo de compra;

  • conhecer o perfil do shopper;

  • analisar o fluxo de compradores com critério;

  • promover o aumento das conversões;

  • ter um olhar mais atento à comunicação;

  • trabalhar na gestão de espaços e mídias.

Para você entender melhor, suponhamos que a sua marca tenha iniciado uma campanha para promover um produto novo. Com o sucesso das vendas, o estoque previsto para duas semanas esgotou em três dias. Pelo fato de ninguém ter acompanhado a ruptura, as gôndolas não foram reabastecidas.

Consequência: a empresa ficou no prejuízo, pois deixou de vender para um público que desejava aquele produto. Isso causou um impacto negativo, já que qualquer um se sente frustrado quando quer muito uma coisa e não consegue comprar.

Esse exemplo serve para entender a falta que o field marketing faz. Se ele tivesse sido aplicado na nossa situação hipotética, o resultado teria um final feliz. Isso acontece porque a técnica permite o monitoramento constante dos indicadores e facilita a análise do que impulsiona as vendas em tempo real.

Isso tudo, é claro, ajuda a tomar as decisões mais importantes, como prever o volume de vendas e abastecer as prateleiras a tempo.

Como o field marketing é aplicado no ponto de venda?

As atividades do gerente de campo ou field marketing manager incluem:

  • planejar;

  • avaliar resultados de forma objetiva;

  • coordenar atividades com os fornecedores;

  • atuar no treinamento da equipe de vendas;

  • criar campanhas promocionais de alto impacto;

  • oferecer relatórios mercadológicos com indicadores de resultado e de tendências.

Em outras palavras, o marketing de campo requer habilidades de comunicação persuasiva para se relacionar bem com o shopper. É necessário também ter um profundo conhecimento sobre o gerenciamento de categorias, participação de mercado, trade marketing, merchandising, margens de contribuição e gestão de PDV.

Essa estratégia é diferente do tradicional marketing promocional, pois trabalha com uma visão abrangente do negócio por meio dos resultados analisados em cada etapa. Além disso, promoções segmentadas de venda direta, demonstração e outras ações são colocadas em prática.

Qual é o impacto do field marketing na decisão de compra do shopper?

Quando o ponto de venda oferece um ambiente agradável, totalmente arrumado, com sinalização adequada e, principalmente, com a oferta de produtos de preferência do shopper, o processo de decisão de compra acontece mais rapidamente e, algumas vezes, é motivado por impulso.

Também existe a participação do promotor, que ajuda a estimular as vendas quase imediatamente com ações como o balcão de degustação. Uma campanha bem estruturada gera aproximação, que, por sua vez, resulta em vendas.

Como é feita a mensuração de resultados e a padronização estratégica?

O segredo para conquistar objetivos e metas está no controle e na mensuração. Leve em consideração que existem inúmeras variáveis que podem ser ajustadas tanto na comunicação quanto no marketing, na distribuição e na definição do preço. Tudo isso afeta o resultado das vendas de alguma maneira.

Ao mesmo tempo em que cada alteração dessas variáveis é percebida por meio dos indicadores que apontam o desempenho dos produtos, é possível criar uma espécie de fórmula capaz de oferecer as melhores condições para o aumento de vendas.

Uma vez que esse processo está maduro, você encontra a melhor performance e, assim, consegue padronizar o mecanismo mais eficaz. A partir de então, o próximo passo é replicar esse procedimento, mas sem ignorar a importância de continuar medindo os resultados. Assim, é possível fazer ajustes sempre que for preciso.

Dessa forma, vale chamar a atenção para a seguinte situação: o mercado evoluiu bastante no que diz respeito à disponibilidade da informação, e a tecnologia é essencial para facilitar esse processo. Por isso, tão importante quanto saber o que fazer é saber como fazer, que ferramentas usar e que tipo de parceria você deve ter para ser bem-sucedido.

Como o grupo Facta contribui para que o field marketing seja aplicado com sucesso?

O grupo Facta é especialista em ações que envolvem planejamento, execução, positivação e manutenção no ponto de venda. A empresa realiza o treinamento adequado para alinhar a equipe de vendedores, otimizar a produtividade e turbinar a eficiência do seu desempenho.

A instituição acompanha todas as etapas das ações no PDV e ensina a organizar os produtos na loja, assim como abrir um ponto extra com ilhas de mercadorias empilhadas. Cada promotor fica em contato com uma equipe de profissionais diariamente.

Assim, é possível estar sempre bem informado sobre os procedimentos e o envio de relatórios detalhados para o acompanhamento dos processos. Tudo isso está no meio do field marketing para que a marca seja vista no PDV com algum diferencial.

Com você viu, o field marketing é uma forma inteligente de mostrar que a sua marca está presente onde o shopper for. Invista nessa oportunidade para atrair pessoas, gerar mais movimento para o seu ponto de venda, construir relacionamentos duradouros e aumentar o seu faturamento. Pense nisso!

Somos especialistas na cadeia promocional e podemos desenvolver ações personalizadas para você alcançar o sucesso profissional tão desejado e ter mais tempo para focar em outras atividades. Entre em contato conosco agora mesmo para batermos um papo sobre isso!

Posted on 23 de janeiro de 2018 in Aprendizado

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