Gestão da cadeia promocional: por que contar com um só fornecedor?

Criar uma campanha impactante geralmente é uma tarefa difícil. Só o planejamento do passo a passo de sua implementação não é suficiente e apenas uma boa gestão da cadeia promocional é capaz de trazer bons resultados e alavancar vendas.

O auxílio de empresas e profissionais qualificados é praticamente indispensável em se tratando de trade marketing. Contar com a ajuda de fornecedores que se utilizem de solução End2End faz com que os investimentos funcionem e o cronograma esteja sempre em dia.

Mas, afinal, você sabe por que vale a pena contar com apenas um fornecedor para gerir sua cadeia promocional? Siga a leitura e descubra os benefícios de se concentrar criação, fabricação, logística promocional e positivação nas mãos de um só grupo!

O fornecedor na gestão da cadeia promocional

Mesmo que uma companhia opte por criar um único ponto de contato em sua cadeia promocional, ainda assim ela pode contar com mais de um fornecedor, escolhendo por contratar os serviços de uma empresa para cada uma de suas etapas. O Grupo Facta, por sua vez, conta com quatro empresas diferentes — uma para cada uma das etapas.

Dentro dele, toda negociação é feita pelo ponto de contato do cliente, ou seja, o ponto de contato único pode ser considerado como fornecedor principal. Assim, será este fornecedor principal o responsável por lidar com qualquer um dos demais fornecedores (já que todas as empresas fazem parte do grupo) caso se faça necessário.

Ter um só ponto de contato é extremamente vantajoso na medida em que facilita a organização da ação. Imagine, por exemplo, que você conta com um departamento de marketing que controla uma ação de sua companhia e ele opta por contratar empresas separadamente.

Nesse caso, além de lidar com suas tarefas diárias, os colaboradores terão de cuidar de todos os pontos de contato e cuidar do controle do cronograma da ação ao mesmo tempo — problema que poderia ser evitado com a contratação de apenas um fornecedor que trabalha com solução End2End e controla todas as etapas da ação.

As objeções mais comuns quanto à contratação de um único fornecedor

As pessoas gostam de especialização e creem, erroneamente, que quem faz tudo, não faz nada, acabando por preferir não contratar uma única companhia para cuidar de sua ação.

Entretanto, a coisa muda de figura em se tratando de quatro empresas distintas que atuam de maneira unificada: ainda nos casos em que suas sedes dividam espaços físicos, cada uma delas cuida separadamente de uma etapa da cadeia promocional.

Mas, afinal, como deixar toda a ação nas mãos de uma pessoa e confiar que ela está acompanhando todas as etapas de forma eficiente? O Grupo Facta, em especial, faz tudo às claras: o cronograma é todo compartilhado com o cliente, que pode solicitar esclarecimentos e dar sua opinião a qualquer momento.

As desvantagens da contratação de diversos fornecedores

Contratar fornecedores diferentes para cada etapa da cadeia promocional, geralmente, acaba causando confusão e gerando mais trabalho para a empresa. Como as empresas não estão alinhadas, cada uma pode contar com prazos, preços e soluções diferentes.

Além disso, todo investimento em uma ação pode ficar comprometido se houver atraso  em alguma das etapas, já que uma organização depende da entrega da outra para fazer a sua parte. Negociando com o Grupo Facta, é possível reajustar prazos e condições para não perder entregas, já que todas as empresas trabalham em conjunto.

O diferencial do Grupo Facta na gestão da cadeia promocional

O principal diferencial do Grupo Facta para uma gestão eficaz da cadeia promocional é contar com uma empresa para cada etapa, oferecendo profissionais especializados para desempenhar as atividades exigidas em cada uma delas.

Oferecer solução do tipo End2End também é outra vantagem do grupo. Criar um único ponto de contato reduz custos, já que as empresas de fabricação e logística dividem o mesmo espaço físico, o que diminui o trajeto que as mercadorias terão que fazer.

Assim, o cliente não precisa dividir seu budget em quatro e negociar com várias empresas diferentes: basta entregar sua proposta para um único ponto de contato que lhe oferece um “pacote” de todos os serviços necessários para uma ação, do início ao fim.

A elaboração e execução de campanhas

São quatro as principais etapas desde a elaboração até a execução de uma campanha: desenvolvimento e criação dos materiais; fabricação; logística promocional; e, positivação/implementação. Dentro do Grupo Facta, as empresas responsáveis por cada fase são:

  • Criação: We Like Shopper

  • Fabricação: Materialize

  • Logística promocional: Go Trade

  • Positivação: Facta

Os benefícios de se contratar um único fornecedor

Na agitada realidade do universo do Trade Marketing, contratar um único fornecedor para a gestão da cadeia promocional faz com que o negócio otimize seu budget, já que um único grupo fica por conta de todas as etapas do processo e pode controlar de perto tudo o que será necessário para se atingir o efeito esperado no Ponto de Venda.

A integração das empresas e etapas permite que a contratante possa acompanhar todo o processo e lidar com um único ponto de contato, economizando tempo e energia, que são necessários para focar em seu core business.

Vale ressaltar que um único fornecedor também evita desperdício de tempo com falhas em fases do processo e permite que se organizem melhor as etapas do cronograma. Neste caso, mesmo se o cliente optar por uma ação que não necessariamente passe por todas as empresas do grupo (contando, por exemplo, com apenas duas ou três) ele poderá solicitar ajustes de prazos conforme melhor lhe aprouver.

Fica claro que escolher um fornecedor para a sua cadeia promocional é tarefa que exige pesquisa e uma boa dose de consideração. O Grupo Facta é um dos pioneiros no mercado a oferecer este serviço, agindo com compromisso em cada uma das suas companhias.

E então, entendeu de vez como contar com um só fornecedor pode ser extremamente vantajoso para a gestão da cadeia promocional? Entre em contato conosco e descubra como o auxílio de profissionais qualificados pode ampliar o resultado de suas ações!