Materiais para trade marketing: fique por dentro da etapa de fabricação

Ainda que possa contar com uma grande quantidade de detalhes e exija uma gestão de campanha impecável, optar por soluções que envolvam trade marketing tem se mostrado a melhor opção para empresas que querem melhorar seu posicionamento no mercado e conseguir resultados mais expressivos.

Um dos detalhes mais importantes no processo, entretanto, continua sendo escolher um bom fornecedor para garantir que a parceria seja frutífera para ambos: trabalhar com uma empresa que forneça o End2End é essencial para quem busca ficar dentro do budget e do calendário definidos e precisa de qualidade e agilidade.

Mas, afinal, você sabe como funciona a etapa de fabricação e como escolher uma companhia que faça uma boa gestão dessa fase? Siga a leitura e entenda como funciona a fabricação de materiais para trade marketing e como o auxílio do Grupo Facta pode aumentar a performance de suas ações promocionais!

Como funciona a etapa de produção de materiais para trade marketing no Grupo Facta?

O Grupo Facta é composto por quatro empresas — cada uma responsável por uma das fases do trade marketing —, sendo elas:

  • criação: We Like Shopper;
  • fabricação: Materialize;
  • logística promocional: Go Trade;
  • positivação/implementação: Facta.

A Materialize, assim, pensa em ações personalizadas para atender às necessidades de cada cliente, já que a idealização e produção de displays e materiais para PDVs é sempre única e conta com projetos especiais e móveis/itens próprios para cada ação.

A aplicação da solução End2End permite que o Grupo Facta, como um todo, tenha flexibilidade para ajustar datas e ações necessárias dentro das etapas da cadeia promocional, representando um diferencial que a maioria das empresas no mercado não oferece.

Para visualizar a vantagem da solução na prática, imagine que um cliente tenha contratado o Grupo Facta para finalizar uma ação em uma data X, e, para tanto, tenha se organizado para receber os materiais e implementá-la. Porém, semanas antes, a Materialize percebe que a produção do material é muito mais complexa que o programado e levará alguns dias a mais que o planejado.

Nesse cenário, tendo o cliente contratado uma empresa que não conte com o End2End, esse prazo final de entrega da ação certamente seria extrapolado, e o budget, ultrapassado. No Grupo Facta, porém, é possível ajustar o cronograma com a logística ou a positivação e manter tudo conforme planejado no briefing, sem perda de investimentos.

Por onde começa a ação da Materialize após a chegada do briefing?

Em primeiro lugar, o Grupo Facta capta o briefing com o cliente, preenche um documento interno com especificações e instruções e envia para a Materialize. Chegando lá, os profissionais analisam quais matérias-primas deverão ser utilizadas, como ocorrerão todos os processos produtivos e avaliam a viabilidade técnica de produção dos materiais.

Feito isso, a Materialize é capaz de criar um orçamento e enviar ao Grupo Facta. Uma vez que o cliente aprova o briefing e o orçamento, é iniciada a fase do protótipo: os profissionais selecionam amostras de materiais e processos produtivos, criando uma espécie de projeto piloto, e mandam para o cliente aprovar.

Obtida a aprovação, o tempo de produção pode ser calculado, levando-se em consideração corte, montagem, acabamento de montagem, plástico, acabamento de plástico, impressão ou pintura, acabamento de impressão (sempre UV com altíssima qualidade) ou pintura, acabamento final, embalagem e expedição dos materiais.

Iniciada a produção, os profissionais da Materialize fazem o controle da qualidade dos processos de hora em hora: diferentemente de outras indústrias, a auditoria não é feita apenas ao fim, mas a cada etapa da fabricação, o que reduz a probabilidade de erros em quase 100% e também permite a correção de eventuais problemas mais rapidamente.

Como a Materialize se comunica com a We Like Shopper e a Facta?

A Facta é o ponto de contato entre as empresas do grupo, sendo a responsável pela execução de uma solução End2End bem alinhada. Se a Materialize produz uma peça muito frágil, por exemplo, no momento em que ela faz o orçamento dos materiais, já começa a alinhar com a logística como a peça será transportada no futuro.

A Materialize também tem ligação estreita com a We Like Shopper, uma vez que as empresas, juntas, podem debater estratégias e alterar peças sem sair do orçamento ou da ideia original do projeto. Fazer essa viabilidade técnica junto à criação diminui a ocorrência de erros, permitindo a criação de projetos que caibam dentro do budget e do prazo do cliente.

O contato entre as quatro empresas é muito estreito, com reuniões semanais e uma sinergia inabalável. Nenhuma companhia se preocupa só com sua parte, mas sempre com o todo, o que aumenta a qualidade da ação, otimiza processos e reduz os custos para o cliente.

Como a integração entre Materialize e Go Trade beneficia o cliente?

Embora sejam duas companhias independentes, a Materialize divide o espaço físico com a Go Trade, o que permite que se economize já no transporte dos materiais produzidos para a operação logística, otimizando o budget dos clientes e permitindo um ganho em agilidade.

Além disso, a ocupação da mesma planta permite que, assim que o material é produzido, já seja levado para o centro de operação logística, de forma que o cliente não precisa aguardar que todos os itens sejam criados para serem transportados.

Fica bem claro, assim, que contratar um grupo para tomar conta de toda a cadeia de produção e unificar a implementação do trade marketing é essencial para quem deseja resultados acima da média: há uma sinergia muito forte entre as empresas, que podem ajustar cronogramas e trabalhar em conjunto para entregar o que é prometido.

Quais são os diferenciais da Materialize?

Além de máquinas e materiais de última geração em um galpão de 4.000 m², a Materialize conta com uma equipe de profissionais forte e competente, treinada para oferecer o que há de melhor em se falando de marketing promocional.

A companhia oferece ainda o MTZ 360 graus: uma bolha de vidro que fica bem no meio da fábrica e que permite que o pessoal de PCP (equipe de planejamento e controle de produção) acompanhe o trabalho em tempo real.

De hora em hora, os líderes de cada processo produtivo são alertados por uma sirene na fábrica. Eles, então, pegam um formulário chamado QAP (que descreve suas metas por hora/por processo produtivo, como cortes, montagens etc), realizam contagens e começam a fazer reparos, modificações e ajustes que se fizerem necessários no decorrer da produção.

Por fim, vale lembrar que a Materialize faz projetos especiais também para pequenos números de peças — o que é bastante incomum no mercado. Para o Grupo Facta, a prioridade é atender às necessidades do cliente, sem se preocupar com o tamanho de seu pedido. A capacidade da instituição de traçar um plano de ação é muito rápida, realizando, com agilidade, o conserto e reparo de móveis, a substituição de peças etc.

E então, entendeu como funciona a produção de materiais para trade marketing e já está pronto para escolher sua instituição parceira? Assine nossa newsletter e não perca mais nenhuma novidade sobre área de ações promocionais!