PDV móvel: o que é e quais as vantagens para o seu negócio? - Grupo Facta | Soluções em PDV & Trade Marketing | São Paulo/SP

PDV móvel: o que é e quais as vantagens para o seu negócio?

Você já observou que o setor de varejo lida diretamente com os desejos e expectativas das pessoas? Nesse cenário, inovar é uma atitude extremamente necessária para ser bem-sucedido nas vendas. Por isso, chegou a hora de saber o que o PDV móvel pode fazer pelo seu negócio.

Afinal, como você pretende aumentar a performance, fortalecer as ações de trade marketing e ter mais tempo para focar em outras demandas se não por meio de mudanças concretas? Bons resultados requerem ações que causem um impacto positivo para encantar o shopper.

Neste post, vamos falar sobre o PDV móvel, como ele funciona, por que essa tecnologia é uma tendência que veio para ficar e quais as vantagens de adotá-la na sua estratégia. Continue a leitura!

Entenda o que é o PDV móvel

É um sistema que permite gerenciar todas as informações do seu ponto de vendas pela internet. Isso significa que você não precisa estar presente na loja para saber o que está vendendo, quanto está faturando ou conferir o estoque das mercadorias.

Tudo isso pode ser consultado em dispositivos como celulares, tablets ou notebooks, de qualquer lugar. O recurso conta com meios de pagamento integrados com impressoras, maquininhas de cartão e outros equipamentos.

Com a ajuda de um aplicativo instalado em um dispositivo móvel, os vendedores visualizam informações importantes a fim de oferecer um atendimento especial a quem entra na loja. Isso melhora muito a experiência de compra, que se torna mais ágil e inteligente.

Saiba como ele funciona

Se você quiser, o PDV móvel dispensa o tradicional contato físico entre cliente e vendedor. O usuário tem acesso a um catálogo de ofertas com a descrição completa de cada item e pode fazer o pedido diretamente com o estoquista.

Sempre que um produto é vendido, o sistema é atualizado com a baixa do estoque para que os números sejam sempre verídicos. Como o próprio celular substitui a velha caixa registradora, o cliente leva o produto na hora, sem esperar na fila.

Veja por que o PDV móvel virou tendência

O comportamento do shopper mudou muito de uns anos para cá. Hoje, ele tem mais opções de escolha, pode consultar produtos pela internet e comprar com apenas alguns cliques, no conforto de casa. Enfim, ele está habituado com esse tipo de comodidade.

Ao mesmo tempo, a tecnologia sempre foi um diferencial para quem deseja inovar. Assim, a automação comercial começou a ganhar espaço no mercado e os varejistas começaram a despertar para as vantagens de se modernizar.

Nesse sentido, eles reconheceram o PDV móvel como uma ferramenta capaz de proporcionar uma boa experiência de compra e que oferece muitos benefícios que garantem mais eficiência aos processos.

Conheça as vantagens para o seu negócio

A fim de entender melhor o que o PDV móvel pode fazer por você, nada melhor que conhecer as vantagens que essa tecnologia oferece.

Interatividade

Alguns modelos são usados como autoatendimento por meio de tablets, o que significa um ótimo gatilho de interatividade. Dessa forma, a equipe pode aproveitar a oportunidade para iniciar uma abordagem de venda. Além disso, o sistema mostra anúncios no período de ociosidade.

Mobilidade

Sem dúvidas, a mobilidade é uma das maiores vantagens de investir em tecnologia mobile. Quem diria que seria possível gerenciar o próprio negócio por meio de um aparelho celular, ainda mais de qualquer lugar do país ou até mesmo fora dele?

Com o PDV móvel, você verifica os preços, confere estoque e realiza transações no setor de vendas. Caso a sua loja esteja em um local com pouca segurança, basta cuidar dos projetos mais importantes depois do expediente por meio de um dispositivo.

Eficiência

Os terminais de PDV móveis emitem informações detalhadas sobre os produtos, promoções e limites de descontos que podem ser aplicados pelo time de vendas. Isso faz com que o shopper fique satisfeito, pois tem total autonomia para fazer as escolhas sem precisar consultar um vendedor.

Além disso, o registro das transações é uma fonte importante para sistemas de CRM — Gestão de Relacionamento com o Cliente. Se você já possui um, é possível integrar ambos para fazer a nutrição automática da base de clientes.

Dessa forma, você tem condições de desenvolver ações mais estratégicas de marketing dentro da realidade do seu público, e não apenas seguir uma tendência de mercado.

Agilidade

O caixa não necessita de um lugar fixo, pode mudar conforme o seu objetivo estratégico. Além disso, o usuário tem acesso a todas as informações de forma simples e prática. Tudo isso garante mais rapidez no atendimento.

Economia

O uso de tecnologia torna o varejo mais acessível. Os novos pontos de venda móveis são mais econômicos que o kit tradicional de equipamentos, pois reúnem todos eles em um único dispositivo.

O preço é mais competitivo e os softwares usam o sistema de nuvem para armazenar as informações. Como o pagamento é imediato, dá para economizar também na contratação de pessoal.

Além disso, existe a redução do espaço dentro da loja, menos gastos com suporte técnico, diminuição da conta de energia elétrica, dispensa do uso de licenças e outras despesas fixas.

Atualização

É possível gerar relatórios que condizem com a realidade. Isso ajuda a tomar as decisões mais acertadas e aumenta a eficiência dos processos administrativos. Também é permitido gerenciar e desabilitar a autorização de áreas de login para garantir mais segurança.

Competitividade

Um dos desafios de todo varejista é se destacar dos concorrentes. Acontece que a tecnologia do PDV móvel é um recurso poderoso para conseguir esse objetivo. Esse diferencial é percebido pelo shopper, que dá prioridade às marcas mais inovadoras.

Facilidade

As funcionalidades do PDV móvel são práticas de manusear, os controles na tela de toque são intuitivos e a conectividade da rede permite atualizações. O sistema não requer um período de treinamento. Se você quiser, a sua equipe pode ver vídeos de demonstração de produtos sem precisar se distanciar do setor de vendas.

Serviços em nuvem

Os dados ficam armazenados em nuvem. Ou seja, os registros dos produtos feitos em tablet ou celular facilitam a integração das informações em qualquer lugar e com total segurança. Você nunca vai perder os arquivos por causa de um incêndio ou outro acidente.

Segurança

A tecnologia usada no aplicativo de pagamento do PDV móvel tem o mesmo padrão de segurança das máquinas de cartões. Além disso, o sistema aceita trabalhar offline quando a internet estiver instável. Nesse caso, as informações são atualizadas quando a conexão voltar ao normal.

Como você viu, o PDV móvel é a evolução do varejo como conhecemos. Com ele, o seu negócio vai se desenvolver mais rápido e melhor.

Gostou deste artigo? Aproveite para ler também Solução End to End: o que é e como pode beneficiar suas ações promocionais.

Posted on 23 de janeiro de 2018 in Aprendizado

Compartilhar este post

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top