Planejamento: a chave para a redução de custos logísticos do trade marketing - Grupo Facta | Soluções em PDV & Trade Marketing | São Paulo/SP

Planejamento: a chave para a redução de custos logísticos do trade marketing

Toda estratégia de trade marketing deve ser bem pensada para que faça efeito dentro do contexto da instituição ao mesmo tempo em que caiba em seu bolso. Planejar, neste caso, pode ser o diferencial entre ter bons resultados e ficar dentro do budget e perder tempo e dinheiro que poderia ser investido na atividade da empresa.

Embora não seja simples, o planejamento é a melhor opção para quem quer reduzir os custos logísticos do trade marketing. Com ele, é possível enxugar gastos de maneira estratégica sem perder em qualidade: basta alinhar etapas, controlar canais de vendas, acompanhar as ações de perto e ter profissionais que entendam do assunto no controle de toda a operação.

Ainda não sabe como fazer um bom planejamento nem que parceiro escolher para que ele atenda às suas necessidades? Entenda como é feito o planejamento com o Grupo Facta e por que ele é capaz de otimizar os recursos de qualquer companhia!

O planejamento de trade marketing e a logística

O trade marketing apresenta quatro etapas bem definidas, e o Grupo Facta conta com quatro empresas distintas para atender às especificidades de cada uma, entregando toda a cadeia de serviços necessária para as empresas com um único ponto de contato. São elas:

  • criação: We Like Shopper;

  • fabricação: Materialize;

  • logística promocional: Go Trade;

  • positivação/ implementação: Facta.

​O Grupo Facta conta com dois tipos de planejamento que impactam diretamente nos custos logísticos de trade marketing: o principal, que se dá no briefing/start da campanha, e a inteligência de transporte.

Planejamento no briefing da campanha

No caso em que o planejamento pode ser feito antes de a campanha ser iniciada, os custos da logística já são estipulados no planejamento inicial de todas as etapas de trade marketing, o que deixa a previsão de gastos mais precisa, já que torna possível antever mudanças a serem realizadas e identificar maneiras de se economizar durante o processo.

Imagine que uma empresa deseja criar uma ação para 2.000 PDVs, mas que 200 deles estejam apenas no estado do Rio de Janeiro. Com uma estratégia criada pensando no todo, é possível fazer um único envio para a coligada do RJ, com todos os kits já montados e prontos para distribuição em cada estabelecimento — e não enviar os kits para cada PDV individualmente.

Isto porque o envio de kits um a um não diminuiria o valor do frete (que está ligado ao peso e local), mas o transporte diminuiria de 200 para 1, no exemplo, e uma diminuição no número de envios ocasiona diretamente o aumento da qualidade do serviço, já que eleva toda a segurança da operação e reduz o gasto com ela na mesma proporção.

Inteligência de transporte

Em se tratando da inteligência de transporte, por outro lado, o Grupo Facta não é capaz de planejar a logística da entrega antes do início da campanha, pois é acionado posteriormente. A instituição apenas repassa para a empresa o número de entregas a serem realizadas (em todo o país) e um prazo final.

Neste caso, o Grupo Facta utiliza o TMS (software inteligente especializado no controle do processo de distribuição de materiais) para calcular a melhor data para se realizar o envio de kits, bem como quais áreas devem ter prioridade nessa remessa (levando em consideração distância e urgência).

O TMS é bastante importante para todo o processo de logística já que, assim que o material for expedido, abastece o sistema do Grupo Facta com dados e cria eventos para que o setor financeiro da organização confira o valor do frete e determine se ele é viável ou não.

Os materiais são liberados tão logo finalizados individualmente, de forma que não é necessário aguardar todo o pedido ser terminado para ser enviado — a engrenagem de trabalho da companhia está em constante funcionamento e faz com que se ganhe bastante em tempo e obedeça aos prazos do calendário estabelecido em conjunto pelas empresas.

A importância do planejamento na redução de custos logísticos do trade marketing

Planejar é essencial para antever possíveis erros de estratégia e fugir de um processo de logística com falhas. Quem não prioriza a elaboração de um plano não é capaz de reduzir custos, perde em qualidade do material entregue no PDV e nem sempre consegue realizar entregas no prazo.

A participação de todas as empresas do Grupo Facta no processo de trade marketing já é importante para a redução de custos e otimização do trabalho (e da operação como um todo) desde o briefing inicial. Isso porque com isso é possível pensar na separação de materiais, embalagens, embarcação e seleção de melhores condições de transporte — tudo com um budget muito bem definido.

A maneira como o Grupo Facta cria um planejamento para a logística antes de positivá-lo

A unificação oferecida pela solução End2End é um diferencial do Grupo Facta que permite que se aumente a qualidade da entrega de materiais e mantenham-se os custos logísticos em ordem e dentro do budget. A companhia ganha em tempo por não ter que coordenar quatro empresas diferentes (uma para cada etapa do trade marketing) e com um único ponto de contato.

O Grupo Facta pensa em conjunto com o cliente e cria soluções personalizadas que levam em consideração o tempo e o dinheiro envolvido nos processos de trade marketing, permitindo que ele foque em seu core business mas ainda possa acompanhar as etapas de trade marketing de perto assim que desejar.

O objetivo principal do Grupo Facta é atender aos clientes com o menor custo e maior qualidade possível. Ciente de que o cliente dispõe de uma verba certa por ano, quarter ou campanha, a companhia deseja atendê-lo de ponta a ponta para utilizar o budget da melhor maneira possível, reduzindo custos desnecessários.

E então, entendeu de vez por que o planejamento é a chave para a redução de custos logísticos do trade marketing para todos os tipos de negócios? Entre em contato conosco e saiba como o auxílio de uma empresa que conta com a solução End2End pode melhorar o resultado dos seus processos no PDV!

Posted on 28 de março de 2018 in Aprendizado

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