Por que ter uma empresa para cuidar do seu trade marketing? - Grupo Facta | Soluções em PDV & Trade Marketing | São Paulo/SP

Por que ter uma empresa para cuidar do seu trade marketing?

Hoje, o shopper está mais informado, seletivo e exigente. Isso tem sido um enorme desafio, mesmo para as grandes marcas. Por isso, muitos gestores têm buscado o apoio de uma empresa de trade marketing com a expertise necessária para melhorar o posicionamento no mercado.

Afinal, os produtos precisam passar por todos os canais de distribuição. Para fazer isso de um jeito eficiente, é fundamental trabalhar as relações comerciais e desenvolver estratégias capazes de encantar os clientes em cada ponto de venda. Impossível fazer tudo sozinho, não é mesmo?

No post de hoje, você vai entender de uma vez por todas por que é importante investir para ter uma estrutura de trade marketing robusta. Continue a leitura!

Já tenho um setor de marketing: por que contratar alguém para cuidar do meu trade marketing?

O trade marketing é uma atividade extremamente complexa — não que o marketing também não seja, mas a questão é que ambos se completam. Ao entregar a parte tática do primeiro nas mãos de uma empresa especializada, você consegue criar uma proposta de valor e estabelecer uma relação mais duradoura, positiva e lucrativa.

Por outro lado, o setor de marketing pode se dedicar mais ao planejamento não só dentro das ações do trade, mas em todas as outras campanhas. O bom disso tudo é que você vai ter mais tempo para focar no core business — o ponto forte do seu negócio.

Os benefícios de contratar um serviço para gerir as suas necessidades no trade não param por aí. Confira outros a seguir!

Redução de custos

Os especialistas entendem bem o funcionamento do mercado. Nesse sentido, você evita desperdício de tempo e dinheiro com a contratação de pessoal que, na maioria das vezes, não possui conhecimento para trabalhar o merchandising da forma correta.

Uso de ferramentas específicas de comunicação

A cada dia, novas tecnologias são desenvolvidas para solucionar diferentes problemas. Ou seja, é muito difícil acompanhar todas as novidades. Uma empresa de trade conhece as ferramentas de comunicação mais adequadas para aprimorar a experiência de compra.

Reforço na gestão de relacionamento com o PDV

Cada ponto de venda possui características singulares e shoppers com diversos perfis. Isso exige a presença de um negociador capaz de mostrar as principais vantagens do produto e fazer com que o público enxergue o valor agregado e não apenas o preço.

Mais divulgação para a marca

Os anúncios são grandes aliados na estratégia de trade, pois colaboram para expor o valor agregado e a rentabilidade de um produto. É claro que isso precisa ser feito do jeito certo, pois a ideia é receber o maior número de curtidas, comentários e compartilhamentos para atingir uma audiência maior e ganhar mais visibilidade. 

Promoções online

As marcas precisam lutar por espaço constantemente. No momento certo, as promoções e os descontos são ações importantes. Cabe ao profissional de trade marketing analisar quando realmente vale a pena mexer no preço para causar impacto nas vendas. Esse cuidado é necessário porque o usuário usa a internet para pesquisar e comparar valores. 

Resultados mais concretos

Quando você tem o apoio de uma empresa de trade, a sua marca tem condições de promover ofertas mais acessíveis e aumentar o giro de estoque. Isso acontece porque o vínculo entre indústria, distribuidores e agentes de venda se torna mais estreito por meio da troca de informações.

Quais são os principais desafios do trade marketing e como uma empresa especializada pode me ajudar?

Um dos principais desafios de todo gestor de marketing é dar conta de tantos compromissos e ainda carregar uma responsabilidade nas costas: negociar com diversos fornecedores.

Outro problema é conseguir antecipar as ações para evitar os tradicionais “meses de desespero” que acontecem na véspera da virada do budget da organização. Isso já aconteceu com você?

Paralelo a essa situação, muitas marcas estão disputando a atenção do shopper com unhas e dentes. Por esse motivo, é preciso ter conhecimentos e habilidades específicos para fazer o produto ser percebido no meio de tanto barulho.

Além disso, tudo parece perfeito quando o cliente se interessa pelo que você vende. Porém, depois de algumas horas do início de uma distribuição bem-sucedida, as prateleiras ficam vazias — resultado de um estoque que não é monitorado.

Não podemos esquecer do enorme desafio que é manter o posicionamento da marca. O agente de vendas precisa ser treinado, conhecer os valores do produto, confiar nos resultados que ele vai entregar e repassar as informações corretas para o shopper.

Todos esses gargalos se transformam em soluções rápidas se você terceirizar o setor de trade. Dessa forma, é possível manter a eficiência dos processos, otimizar o budget, conseguir prazos melhores, melhorar a produtividade da equipe e ganhar um enorme diferencial competitivo. Simples assim.

Como escolher uma empresa de trade marketing especializada?

A empresa que você pretende contratar faz levantamento de dados no PDV e visita técnica em todo o país? Faz adaptações em vitrines e espaços permanentes? Fornece treinamento para promotores e equipes de venda?

O Grupo Facta faz tudo isso e muito mais. Pesquisamos o mercado para entender a percepção do shopper. Desenvolvemos as diversas etapas de criação, produção, logística e positivação em um único ponto de contato (sistema End2End).

Isso significa que, mesmo que uma ação não precise passar por todas elas, oferecemos todo o suporte necessário para cumprir o cronograma que foi proposto. Quer saber como está o status da entrega? Nós utilizamos uma tecnologia para codificar e rastrear a sua carga.

Nosso sistema de co-working facilita a comunicação interna entre as empresas prestadoras de serviço dentro do Grupo Facta. Quando você faz tudo dentro de casa, existe um cuidado todo especial porque o senso de responsabilidade é maior.

Como você viu, tão bom quanto ter um ombro amigo, é poder contar com uma empresa de trade marketing para chamar de sua. Esse é o apoio que o seu negócio precisava para dialogar melhor com o shopper dentro do PDV, fazer os indicadores crescerem e vender muito mais.

Somos apaixonados por inovação, criação, planejamento e execução do trade. Estamos à sua disposição para bater um papo. Entre em contato conosco agora mesmo!

Posted on 18 de dezembro de 2017 in Aprendizado

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