Quer contratar uma empresa de Trade Marketing? 6 fatores para analisar - Grupo Facta | Soluções em PDV & Trade Marketing | São Paulo/SP

Quer contratar uma empresa de Trade Marketing? 6 fatores para analisar

Contabilidade, recursos humanos, atendimento ao cliente… É bastante comum hoje em dia que as grandes empresas optem por terceirizar alguns de seus setores para outras companhias especializadas no assunto a fim de aumentar sua performance.

No que diz respeito ao trade marketing, não poderia ser diferente: contratar uma companhia voltada apenas para a área é a melhor opção para garantir resultados e melhorar o posicionamento da companhia no mercado. Mas, afinal, é possível garantir que a parceria funcionará?

Pensando nisso, apresentamos os 6 principais fatores para se analisar antes de se contratar uma empresa de trade marketing para que você possa se assegurar de que está fazendo um bom negócio antes mesmo dele se iniciar. Acompanhe!

1. O que esperar de um serviço de trade marketing?

Antes de contratar uma empresa especializada em trade marketing, todo empreendedor e gestor deve entender o que esperar de uma companhia desse tipo e saber exatamente o tipo de valor que ela pode agregar a seu negócio, a fim de alinhar suas expectativas.

É importante saber que uma organização que trabalha exclusivamente com trade marketing cria as ações e materiais promocionais para os pontos de venda (PDV) das marcas, criando soluções personalizadas para os problemas do empreendimento, sobretudo no que tange à distribuição de produtos em suas etapas de criação, produção, logística e positivação.

Logo, o administrador pode esperar que um bom serviço de trade marketing resolva o ponto final de sua campanha com agilidade e pouco bugdet. Por exemplo, ele pode contratar a instituição para fazer o projeto de um display, que pode ser replicado para todo o Brasil — e isso inclui o transporte e a positivação desse display em todo PDV que desejar.

Isso tudo pode ser encontrado dentro do Grupo Facta, que engloba as empresas: We Like Shopper, a empresa que desenvolve o projeto; Materialize, empresa que fabrica o material; a Go Trade, que transporta para os PDVs e a Facta, que faz a ação no PDV: instala o material, realiza ações com promotores e mensura resultados.

2. Como saber se a empresa contratada entende bem o que está fazendo?

Para ter certeza de que a empresa entende do que está fazendo e apresentará bons resultados, será necessário pesquisar o trabalho que desenvolveu em parcerias passadas e consultar seus cases de sucesso.

Além disso, é bastante indicado que o empresário busque instituições de renome e com excelente reputação no mercado, com bom portfólio e estrutura, como é o caso do Grupo Facta, que engloba quatro empresas, capazes de entregar soluções de trade marketing no formato End2End (junção de quatro etapas em um único ponto de contato).

3. É necessário buscar referências sobre a empresa a ser contratada?

Embora seja sempre indicado acompanhar a performance da companhia em casos passados e buscar referências, pode ser que ela ainda não tenha atuado em determinados segmentos, não sendo capaz de apresentar resultados específicos apenas para aquela área.

Ainda assim, vale pesquisar seu desempenho como todo. Na maioria dos casos, ainda que a organização não tenha trabalhado com uma categoria, nada impede que ela encare novos desafios e entregue um bom trabalho a partir de sua larga experiência em trade marketing.

O mais importante é saber como opera a instituição a ser contratada: peça referências sobre sua estrutura e forma de trabalhar sem se ater aos clientes que já foram por ela atendidas. Vale a pena contratar uma empresa que nunca atendeu ninguém do seu segmento, desde que as referências sobre seus processos, estrutura e modos de trabalhar sejam positivas.

4. Como diferenciar as empresas de trade marketing e escolher a melhor?

Uma boa empresa tem pleno controle das quatro etapas do trade e sabe lidar com imprevistos de maneira rápida e prática, seguindo à risca o cronograma planejado.

Empresas que trabalham com End2End são sempre preferíveis do que demais: quando ele não existe, se uma etapa atrasa, consequentemente todo o cronograma da instituição fica prejudicado, atrasando a entrega do resultado final

Por exemplo: se a contratante pede a fabricação de uma peça e a fábrica, ao iniciar sua confecção, percebe que falta um insumo que só chegará dali a uma semana, uma empresa com controle do início ao fim não permitirá que o incidente atrase a produção e reajustará ou adiantará etapas para entregar o produto na data prevista.

É o que acontece quando a parte de trade marketing da empresa fica por conta do Grupo Facta, que trabalha com o trade marketing End2End: ele se torna o único ponto de contato que une todas as etapas e assegura que o cronograma previsto seja seguido à risca.

5. Como saber se a empresa está alinhada às tecnologias e tendências atuais?

Mais uma vez, pesquisar sobre a empresa escolhida e checar seus parceiros é essencial. Procure saber se ela conta com um parque industrial moderno, boa estrutura e equipe especializada. Apenas assim a engenharia pode ser feita com prudência e exatidão para que todo o projeto seja materializado, suportando o peso dos produtos a serem expostos e atenda aos padrões de qualidade exigidos pelo mercado.

No caso do Grupo Facta, a fábrica Materialize (MTZ) traz máquinas super tecnológicas, com um parque industrial de excelente estrutura. Todas as empresas do grupo possuem controle total dos processos e permitem que o cliente acompanhe as ações em tempo real pelo software Agile, referência na área.

No que diz respeito à logística, o Grupo Facta faz uso do WMS, sistema que faz a gestão de todas as etapas do transporte da mercadoria. O contratante tem acesso a esse acompanhamento, garantindo a tranquilidade de confiar em um único ponto de contato.

Para saber se a companhia está em dia com as tendências do mercado, é interessante acompanhar os conteúdos que disponibiliza na web (seja em seu site, redes sociais ou blog) e aprender um pouco mais sobre as técnicas e materiais que utiliza.

6. É essencial que a empresa conheça o tipo da empresa, público e suas peculiaridades?

Para que a empresa possa exercer sua função com excelência, é essencial que conheça a contratante e suas necessidades, já que não existe uma solução ideal pronta que satisfaça a todos em empreendimentos de uma só vez.

Seu objetivo deve ser estudado pela companhia de trade marketing para que possa propor estratégias personalizadas que assegurem  os melhores resultados para sua proposta. Auditar os PDVs, criar uma logística adequada e traçar metas específicas é a melhor maneira de interligar processos e aplicar uma solução eficaz.

O contratante pode negociar cada uma das etapas e interferir nos detalhes e fechamentos. Ele ainda pode optar pelo serviço integral ou etapas que se fizerem interessantes e estiverem dentro de sua ação e budget, deixando a obrigação com a empresa contratada e podendo focar mais no seu core business.

E então, já sabe  que deve ser analisado antes de contratar uma empresa de trade marketing? Entre em contato conosco e saiba como o auxílio de profissionais de excelência podem beneficiar o seu negócio!

Posted on 30 de outubro de 2017 in Aprendizado

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