Quer destacar o seu PDV? Confira 6 dicas para deixá-lo mais atrativo! - Grupo Facta | Soluções em PDV & Trade Marketing | São Paulo/SP

Quer destacar o seu PDV? Confira 6 dicas para deixá-lo mais atrativo!

Destacar o ponto de venda para atrair o shopper e, consequentemente, ter mais chances de vendas é um desafio enfrentado no dia a dia das empresas.

Muitos gerentes de marketing já perceberam que é necessário fugir do óbvio para chamar a atenção no PDV e convencer os clientes a comprarem os seus produtos. Logo, atingir esse objetivo só é possível quando a empresa tem conhecimento, criatividade e uma estratégia certeira para evidenciar a sua marca na multidão.

Para ajudá-lo, neste artigo, daremos 6 dicas para melhorar o seu ponto de venda e aumentar as conversões.

Quer ter um PDV atrativo e com melhores resultados? Então siga com a leitura!

1. Use uma iluminação alinhada ao seu conceito

Uma forma simples e eficiente de destacar o seu PDV consiste em utilizar iluminação especial. Isso porque as pessoas são atraídas por ambientes bem iluminados e percebem maior valor nos produtos evidenciados pela luz.

Além disso, você pode usar tonalidades e estilos de iluminação diferentes para despertar o interesse dos clientes mais curiosos e chamar a atenção para o seu negócio.

Mas, atenção: embora a iluminação tenha um forte apelo para destacar os estabelecimentos, um cuidado que você precisa ter aqui é evitar sair muito do perfil e da identidade visual da sua marca.

Se a sua empresa trabalha com produtos sofisticados, por exemplo, a iluminação exagerada pode trazer um conceito mais popular e afastar o shopper. Para esse caso específico, o ideal é apostar em uma iluminação intimista.

Portanto, avalie as características da sua empresa para traçar a melhor estratégia de iluminação para o seu ponto de venda.

2. Explore o poder das cores

No tópico anterior, falamos sobre a utilização de tonalidades diferentes na iluminação do ponto de venda. Mas, afinal, qual a importância disso? Na verdade, toda! As cores mexem com o psicológico do shopper e influenciam o seu comportamento.

Como exemplo, podemos citar o caso clássico do McDonald’s que utiliza as cores amarelo e vermelho em suas lojas e na comunicação visual para estimular e apetecer os clientes.

Claro que, aqui, estamos falando de uma multinacional. No entanto, o poder das cores não pode ser ignorado por empresas de nenhum tamanho. Assim, sempre que você for criar estratégias para destacar o seu ponto de venda, pense em quais cores podem atrair o seu cliente e estimulá-lo a ação desejada, ou seja, a compra!

3. Mantenha a organização no seu ponto de venda

Expor os produtos de maneira confusa e desorganizada no PDV tornam a experiência de compra do shopper menos prazerosa. E, como sabemos, clientes insatisfeitos não costumam voltar a fazer negócios com a empresa.

Para evitar a perda de vendas e clientes, é importante manter a organização a todo custo. Ou seja, os produtos devem estar dispostos de forma adequada e por categorias, com preços visíveis e limpos.

Além disso, você deve ter cuidado para não acumular mercadorias nas gôndolas e, acima de tudo, retirar os produtos que são colocados fora do lugar pelos clientes.

Uma dica aqui é apostar em um layout diferenciado e funcional. Assim, busque por uma configuração personalizada e que facilite o trânsito de clientes no interior da loja.

4. Faça um correto gerenciamento do estoque

Estudos apontam que 30% das vendas perdidas no PDV ocorrem por culpa da empresa ou do mau gerenciamento do estoque. E essa experiência é uma das mais frustrantes para o shopper — principalmente quando o item em falta se tratava de uma promoção que havia sido anunciada na mídia.

Da mesma forma, esse cenário é prejudicial para a empresa que perde a venda e vê o relacionamento com o cliente enfraquecer. Tenha em mente que reconquistar um cliente é mais difícil que atrair novos compradores — além, é claro, da má reputação gerada e o risco do boca a boca negativo trazer prejuízos para o negócio.

Portanto, fazer um controle de estoque e reposições de mercadorias sempre que necessário é fundamental para evitar que clientes saiam da sua empresa insatisfeitos e de mãos vazias.

5. Sinalize onde estão os itens no PDV

Alguma vez você precisou rodar as prateleiras de um supermercado em busca de um produto que desejava comprar mas não o encontrava? Todos nós já passamos por isso e, de fato, essa é uma experiência bem desagradável.

Agora imagine o seguinte cenário: logo na entrada da loja, você encontra um totem que informa sobre a existência de uma promoção ou um lançamento — de imediato você se interessa pelo produto em questão.

Ao entrar no ambiente, você percebe que existem mobiles aéreos que o guiam até a gôndola ou ilha onde o item estará disposto. Chegando na gôndola, as testeiras organizam os produtos e o direcionam ao item desejado. Para completar a experiência, você ainda tem acesso a conteúdos relevantes na mesa informativa, no infoshade e no folheto.

Parece bem mais agradável ir a uma loja assim, não é mesmo? Claro que nem sempre é possível oferecer todos os recursos que abordamos nesse exemplo. No entanto, é importante deixar claro que você precisa investir, para o seu PDV, em sinalização e na disposição correta dos itens nas gôndolas para tornar a experiência de compra do cliente mais atrativa.

6. Dê treinamento aos funcionários

Por fim, de nada adianta focar os seus esforços em destacar o ponto de vendas se os colaboradores não estiverem na mesma sintonia que você. Assim, dê treinamentos periódicos e específicos para que cada nova ação seja executada com sucesso.

Se a sua empresa for lançar uma campanha promocional no PDV, por exemplo, treine os promotores para interagirem com o shopper de maneira envolvente — sem serem invasivos — e, assim, atingirem os objetivos pretendidos pela ação.

Como vimos, causar uma boa impressão no seu ponto de venda e tornar a experiência do shopper mais agradável não é uma tarefa difícil. Basta ter criatividade e aplicar essas dicas que apresentamos aqui.

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Posted on 17 de outubro de 2017 in Aprendizado

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