Saiba como fazer um planejamento de trade marketing eficiente - Grupo Facta | Soluções em PDV & Trade Marketing | São Paulo/SP

Saiba como fazer um planejamento de trade marketing eficiente

O planejamento de trade marketing é a ferramenta perfeita para mostrar uma previsibilidade de gastos, investimentos e potenciais retornos do negócio. Além do plano, ele inclui categorias, canais de vendas e ações de logística.

É claro que não é uma tarefa fácil, até porque o documento deve integrar suas propostas a diversos setores, alinhar previamente o cronograma das campanhas, dosar as ações conforme a capacidade de vendas e ser executável.  

No entanto, vale cada hora trabalhada para ter um planejamento bem estruturado. É assim que os promotores conseguem colocar um grande número de promoções em prática, entre outras iniciativas dentro dos canais diretos e indiretos de distribuição.

Pensando nisso, nós vamos apresentar as principais dicas para orientar você a se preparar para o plano de trade, otimizar recursos e processos e gerar mais vendas. Continue a leitura!

Faça um levantamento do cenário atual para entender o contexto

Toda estratégia exige o estudo do público-alvo. Para você ter uma ideia, é por meio da opinião das pessoas que é possível transformar um produto que está parado em vendas exorbitantes.

Exemplo disso é o caso do alvejante de limpeza. O varejo reduziu a saída de um produto que custava apenas um real para vender o Vanish, que custa catorze vezes mais e tira manchas com facilidade.

Outra inovação aconteceu no ramo dos pesticidas: muitos substituíram o aerossol tradicional por um automático com design moderno para combinar com a decoração da casa. Todas essas decisões foram tomadas com base em pesquisas.

No caso do trade marketing, é preciso também entender o perfil das demandas presentes no entorno de cada ponto de venda. Além disso, é fundamental conhecer as necessidades dos distribuidores, manter um relacionamento saudável com os envolvidos e alinhar as metas de vendas.

Por isso, é importante saber detalhes sobre a realidade do mercado — como a concorrência está posicionada, o comportamento de compra do shopper e tudo o que envolve o surgimento de novas demandas.

Organize uma reunião com a equipe para obter ideias

A sua equipe representa uma fonte inesgotável de ideias, pois está em campo diariamente e conhece a fundo a realidade do negócio. Por isso, promova reuniões para incentivar a interação e troca de feedbacks.

Dessa forma, você vai poder consultar uma fonte segura, fazer com que o grupo participe das decisões, ter excelentes insigths e implementar novas mudanças com credibilidade e segurança. 

Analise o cronograma de ações antes de colocá-lo em prática

Vale a pena quantificar um valor para cada ação com o objetivo de potencializar a capacidade de trazer lucros adicionais em um período de 12 meses. Para isso, é preciso conhecer os custos necessários do trade a fim de realizar as campanhas.

Durante o planejamento, convém considerar que o trade possui quatro escopos distintos: estratégico, tático, operacional e suporte à decisão. No primeiro nível, os objetivos são aumentar as rendas por canal ou linha de produtos e fortalecer a imagem da marca.

O foco na fase tática é a participação do mercado, além de manter um bom relacionamento com os canais. Já na etapa operacional, a ideia é alinhar a execução da estratégia. Por último, o suporte compreende a análise da competitividade, diferenciação e desempenho.

Por exemplo, se você deseja otimizar as vendas, precisa conhecer com antecedência o volume de vendas do distribuidor, bem como a área de atuação, as características dos compradores e outras variáveis que influenciam a aceitação do produto.

Da mesma maneira, o distribuidor tem que saber até que ponto essa ação vai contribuir para o sucesso do investimento. Nesse sentido, a etapa de planejamento deve alinhar as expectativas, objetivos e metas de crescimento de ambos os lados. Assim, é possível criar as condições necessárias para enfrentar a concorrência e ser bem-sucedido.

Utilize os recursos da tecnologia para auxiliar

Conte sempre com a tecnologia nas suas ações de trade marketing. Hoje, existem softwares que ajudam a tornar os processos mais eficientes, reduzem custos operacionais e, ainda, aumentam a produtividade da equipe.

Entre as opções, os aplicativos para dispositivos móveis se destacam pelo fácil acesso da equipe de promotores. Imagine poder disponibilizar informações de forma segura e instantânea?

Esse recurso também é útil para coletar dados no PDV, fato que contribui para o controle de possíveis rupturas, fluxo eficiente de estoque e mais vendas. Além disso, é possível monitorar os colaboradores em campo e interagir com eles.

Monte um plano tático dentro do planejamento de trade marketing

O plano tático contém o detalhamento de todas as ações que foram pensadas para o projeto, além de informações como:

  • o problema a ser resolvido;
  • os locais de atuação;
  • o que se espera alcançar como objetivo;
  • a maneira de avaliar a extensão da implementação;
  • o critério para a escolha das métricas de desempenho;
  • a definição dos responsáveis pela ação de vendas em cada região;
  • os riscos envolvidos no processo.

Leve em conta que é fundamental prever os problemas mais comuns para não ser surpreendido em última hora. 

Contrate uma empresa especializada para ter o suporte necessário

O planejamento de trade marketing é uma tarefa árdua, principalmente se você precisa ter mais tempo para se dedicar a outras demandas. Então, não hesite em buscar a parceria de uma agência especializada no ramo.

Um dos diferenciais do Grupo Facta é o Agile, um sistema que ajuda na positivação das ações em campo. Ele é capaz de gerenciar a sua equipe por meio da tecnologia mobile.

Assim, quem está no local envia as informações e todos os envolvidos — incluindo a agência — podem acompanhar o que está acontecendo nos PDVs em tempo real. Os profissionais da Facta trabalham com report fotográfico e um minucioso relatório gerencial.

Além disso, eles possuem a solução ENd2End que oferece um único ponto de contato durante todas as etapas do trade. Isso facilita muito a sua vida, otimiza o budget, economiza tempo e dinheiro.

Como você viu, o planejamento de trade marketing é uma atividade dinâmica que exige muita dedicação para unir os objetivos do negócio com metas, ações e expectativas. A contratação de uma empresa é essencial, uma vez que é preciso de suporte para usar as ferramentas certas e medir a eficiência. 

Quer ser referência em trade marketing? Nós somos especialistas na cadeia promocional. Entre em contato conosco agora mesmo!

Posted on 23 de fevereiro de 2018 in Aprendizado

Compartilhar este post

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top