Você sabe como funciona a etapa de logística no trade marketing? - Grupo Facta | Soluções em PDV & Trade Marketing | São Paulo/SP

Você sabe como funciona a etapa de logística no trade marketing?

O shopper moderno está cada vez mais informado e seletivo, motivo pelo qual atingi-lo e satisfazê-lo é tarefa bastante complexa até mesmo para companhias já bem posicionadas no mercado. Por essa razão, cresce o número de gestores que busca o apoio do trade marketing para aumentar seu alcance e reconhecimento.

Uma de suas etapas mais importantes é a logística: sem ela, o cronograma pode não ser seguido à risca, os materiais a serem distribuídos nos PDVs podem contar com uma qualidade inferior à desejada e tudo pode acabar saindo bem mais caro que o planejado.

Mas, afinal, você realmente sabe como funciona a logística no trade marketing? Continue a leitura e veja por que contar com o auxílio de uma empresa consolidada no mercado, como o Grupo Facta, pode reduzir gastos e manter elevada a qualidade dos seus materiais.

O que faz parte da etapa de logística no trade marketing no Grupo Facta?

O Grupo Facta se divide em quatro empresas, cada uma responsável por uma das etapas do trade marketing. Juntas, elas entregam toda a cadeia do serviço, e o cliente conta apenas com um ponto de contato para resolver toda a ação. São elas:

  • criação: We Like Shopper;

  • fabricação: Materialize;

  • logística promocional: Go Trade;

  • positivação/implementação: Facta.

A We Like Shopper e a Facta dividem o mesmo espaço físico, e a Materialize e Go Trade outro espaço físico juntas. Isso já é uma grande vantagem para que o envio da produção para a logística ocorra de maneira ágil e segura.

A etapa de logística do Grupo Facta, por si só, tem um forte alinhamento, o que é considerado fundamental, já que a demanda de uma empresa pode interferir diretamente no cronograma da outra.

Como é o processo total da etapa de logística no trade marketing?

Além de todo o contato feito antes entre todas as empresas, a parte prática da etapa de logística começa pelo recebimento dos materiais. O processo é dividido em duas etapas: o recebimento fiscal e o operacional.

No caso da parte fiscal, a Go Trade apenas armazena e distribui materiais que são de propriedade exclusiva do cliente, contando com uma parceira exclusiva de consultoria para garantir que tudo seja feito dentro da lei.

Já na fase de recebimento operacional, a Go Trade realiza a conferência completa do material a ser distribuído. A checagem é realizada quantitativamente — verificando a quantidade presente na nota e validando a descrição do documento fiscal — e qualitativamente — se o material está em bom estado, se precisa de uma embalagem mais especial, se houve dano, etc.

Uma vez superadas essas fases, a Go Trade faz o cadastro do material, entrando na parte sistêmica de seu processo: todo item que passa pela checagem ganha uma identificação particular no WMS, software desenvolvido especificamente para esse tipo de operação.

Como funciona a parte de cadastro de materiais e por que ela é fundamental para a logística? 

Todos os itens são pesados e fotografados, sendo que tais informações são utilizadas para gerar um código de entrada específico. Os materiais são cadastrados um a um no sistema, o que é essencial para que a operação transcorra de maneira segura e também para que seja possível rastreá-los.

Uma vez alimentado, o sistema WMS já é capaz de calcular a cubagem automaticamente, de forma que, na migração dos materiais da área de recebimento para o estoque, ele gere um documento apontando o melhor local e posição para que cada um deles sejam guardados, de acordo com seu tamanho e embalagem.

Tudo isso é disponibilizado em uma plataforma que pode ser acessada pelo cliente a qualquer momento por meio do site do Grupo Facta. O material pode ficar o tempo que for necessário no estoque e o cliente pode solicitar seu uso pela própria plataforma ou por e-mail.

Feito isso, inicia-se a etapa de separação com base no pedido gerado. O sistema já indica onde a Go Trade deve buscar o material no estoque e qual a quantidade a ser retirada. O separador pega o pedido no local e verifica a quantidade indicada. Depois, outro profissional faz a conferência da retirada (double check) para que os kits possam ser montados e embalados.

O cadastro dos materiais, assim, é bastante importante para calcular o tempo e o valor do envio dos materiais com antecedência e para garantir que todo o processo caiba no budget do cliente.

Quais são os diferenciais da Go Trade no trabalho e no uso de sistemas e tecnologias?

Além de cadastrar materiais um a um no sistema e utilizar o WMS para a gestão dos materiais que estão sob a guarda da Go Trade, a companhia ainda utiliza o software TMS para realizar o controle do processo de distribuição de materiais, gerindo toda a operação e gestão de transportes de forma integrada.

Outro grande diferencial da Go Trade é oferecer o controle de estoque mínimo e de validade do produto: além de definir de antemão a quantidade mínima de materiais que serão necessários para que o cliente realize sua ação por, pelo menos, um mês, a empresa informa quando o produto que ainda não atingiu seu prazo de validade tornou-se obsoleto e não mais é capaz de ser utilizado em uma ação, podendo ser descartado e não mais armazenado.

Por fim, vale ressaltar que o principal diferencial do Grupo Facta como um todo é oferecer a solução End2End no trade marketing, em que toda a cadeia é gerida pela companhia e o cliente pode acompanhá-la por um único ponto de contato e focar em seu core business.

Por que é interessante ter a solução End2End nesta etapa?

Uma vez que o Grupo Facta é composto por quatro empresas diferentes, que são capazes de se comunicarem e estão perfeitamente alinhadas, o cliente não precisa correr atrás de instituições diferentes para coordenar operações e calendários: com a solução End2End, qualquer atraso é compensado nas demais etapas, não afetando o prazo de entrega dos materiais.

Além disso, a solução permite que se tenha um maior cuidado com os materiais, uma vez que a responsabilidade desde a fabricação de um bom material até a sua entrega e ativação é toda do Grupo Facta. O cliente não será penalizado por qualquer erro ou falha em alguma das etapas.

Os produtos do Grupo são muito específicos e, por isso, e exigem uma embalagem pensada especialmente para eles. A Go Trade comunica-se a todo tempo com a We Like Shopper e trabalha junto com a Materialize, o que possibilita um ganho considerável em agilidade na entrega de resultados.

Ter a logística no Grupo Facta aumenta muito a qualidade da operação, pois um fluxo vivo de trabalho é criado e ele participa integralmente do planejamento para reduzir custos e evitar imprevistos e problemas. Assim, é possível distribuir o budget total do cliente e atendê-lo com muita qualidade e agilidade.

E então? Entendeu como funciona a etapa de logística no trade marketing? Entre em contato conosco e veja como a solução End2End pode alavancar o resultado das suas ações no PDV!

Posted on 9 de abril de 2018 in Aprendizado

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